terça-feira, 30 de agosto de 2011

LER/DORT

LER/DORT o que é, como tratar e como prevenir.
A sigla LER significa lesões por esforços repetitivos, sendo também denominada como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho - DORT. São doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais.

Geralmente são causados por movimentos reincidentes e contínuos com consequente sobrecarga dos nervos, músculos e tendões. O esforço excessivo, má postura, stress, condições desfavoráveis de trabalho também contribuem para o aparecimento da LER.

Vale mencionar, que as doenças relacionadas ao trabalho têm implicações legais que atingem a vida do cidadão. O seu reconhecimento é regido por normas e legislações específicas a fim de garantir a saúde e os direitos dos trabalhadores.

Assim, os chamados "direitos da personalidade" protegem a integridade física da pessoa (artigos 5º, da CF/88 e 11 a 21 do CC/2002), assim como asseguram medidas que reduzam os riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança (artigos 7º, XXII, da CF/88, 157 da CLT e NR-17 do MTE).

Neste sentido, se o trabalhador perceber sinais de LER deve procurar um médico e paralisar imediatamente às suas atividades. Outro passo importante é dar atenção à ergonomia, melhorando as suas condições de trabalho.

Todavia, reconhecida por perícia a doença ocupacional, bem como comprovado o nexo de causalidade (ligação) e a conduta culposa da empresa (caso não adote medidas eficazes para preservar a saúde do empregado) caberá ao trabalhador ingressar com uma Reclamação Trabalhista pleiteando uma indenização por danos materiais e, dependendo da situação, morais.

Nesta indenização será analisado se a doença realmente foi oriunda das atividades realizadas na empresa, se ocorreu redução ou incapacidade para o trabalho, se a moléstia tem cura e se houve alguma espécie de constrangimento ou humilhação passível de danos morais.

Inclusive, caso fique demonstrado que o trabalhador não tenha mais condições de trabalho, poderá ser arbitrada pelo Poder Judiciário uma pensão mensal, suficiente para manter a subsistência do empregado.

Em razão disso, as empresas devem manter um programa visando reduzir os riscos inerentes às atividades laborais e investir em ações preventivas, tais como: ergonomia, aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI’s), contratação de profissionais de segurança do trabalho e adoção de medidas de cautela pertinentes a sua área de atuação.

 Fonte: Jornal Cidade
http://www.protecao.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=J9yAAQyA

Artigo completo sobre DORT publicado nas páginas do blog .

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Rapel Epesma Engenharia.

    Agora é pra valer!!

Curso de Rapel 80% prático com 54% de desconto??Você não pode ficar de fora dessa !!

Destaque

- Técnicas de descida vertical em corda, Rapel em Cachoeira e Urbano.
- Treinamento 80% prático
- Emocionante decida no encerramento do curso
- Técnicas de descida vertical em corda, Rapel em Cachoeira e Urbano.
- Turmas de no máximo 10 pessoas
- Duração do Curso é de 8 horas
  Local onde será ministrado o curso:
 Teórico: Escritório da Epesma Engenharia
 Prático : Depois da teoria Rapel e um breve passeio pela Caverna da Fuga,
cachoeira de 60 mts,lugares  incríveis! Corupá -SC

Os Interessados podem acessar http://www.clubedom7.com.br/index.php para aquisição e mais informações.

Promoção Epesma Engenharia e Clube Dom 7 .

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dia Nacional da Saúde

 Dia 5 de Agosto hoje é o Dia Nacional da Saúde!
 Muitas pessoas deixam para cuidar de sua saúde em datas específicas como dia Nacional da Saúde, dia da Saúde e Nutrição, dia da Atividade Física... Devemos nos preocupar em sermos saudáveis todos os dias com paixão por nós mesmos e não somente cuidar da saúde porque o calendário o diz. O cuidado com a saúde é um hábito que todos devemos ter e é extremamente importante cuidarmos de nossa saúde diariamente! A saúde resulta de um equilíbrio físico, mental e orgânico do nosso organismo, isso se conquista no
dia a dia.Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação a base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; atividade física (qualquer que seja); cuidados com a higiene pessoal; horas de lazer. Devemos nos conscientizar que saneamento básico, coleta de lixo e áreas verdes também são fundamentais para que a possamos viver em um ambiente propício para uma vida saudável.
 






Fotos:Google

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pirâmde Alimentar.

Dica de Saúde. 



Você sabe o que é uma pirâmide alimentar?
A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em grupos, e indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada.
Os grupos da Pirâmide Alimentar são:
Grupo dos alimentos energéticos formado por:
- Carboidratos - esses alimentos, ricos em carboidratos, são a principal fonte de energia para o nosso corpo. Por isso os carboidratos devem ser consumidos em várias refeições. Exemplos de alimentos ricos em carboidratos: cereais, pães, arroz, macarrão, batata, mandioquinha.
- Gorduras - é necessário consumir uma pequena quantidade de gordura, porque as gorduras também fornecem energia para o crescimento e ajudam na formação de hormônios. As gorduras são alimentos muito calóricos, por isso não devem ser consumida em excesso, porque podem causar obesidade. Exemplos de gorduras: margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate.
Grupo dos alimentos reguladores formado por:
- Vegetais - os vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais muito importante para a saúde e bom crescimento do nosso corpo. Os vegetais devem ser consumidos nas principais refeições. Exemplos de vegetais: alface, cenoura, pepino, brócolis.
- Frutas - as frutas também fornecem fibras, vitaminas e minerais para o nosso corpo. Devemos consumir diversas frutas para absorvermos todas as vitaminas que nosso corpo precisa. As frutas são boas opções para lanches, sobremesas e sucos. Exemplos de frutas: maça, laranja, uva, morango, melancia.
Grupo dos alimentos construtores formado por:
- Laticínios - os laticínios são responsável pelo crescimento e boa formação dos ossos. Exemplos de laticínios: leite, queijo e iogurte.
- Carnes, ovos e feijões - este grupo é a maior fonte de proteína na nossa alimentação. Estas proteínas são muito importante, porque ajudam no crescimento do nosso corpo. As carnes, ovos e feijões devem ser consumidas nas refeições principais, como almoço e jantar.






                                                                                                              
   Texto:http://www.smartkids.com.br/                                                           Foto:

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vem aí o Dia Nacional da Saúde.

 
 No dia 05 de agosto, o Brasil irá celebrar o Dia Nacional da Saúde. Data comemorativa em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872  especializado em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde. Durante o período que atuou na saúde pública, Oswaldo Cruz lutou contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.
Sua gestão ficou conhecida por conta da Revolta da Vacina (A chamada Revolta da Vacina ocorreu de 10 a 16 de novembro  de 1904 na cidade do Rio de Janeiro. O início do período republicano no Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O motivo que desencadeou esta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola). A população manifestou-se contra a obrigatoriedade da vacina, porém em 1908 devido à epidemia da doença, o povo compareceu em peso aos postos de saúde para receber as vacinas, deixando assim indiscutível a importância e o valor do médico.



“Essa data, portanto, deve ser comemorada com atitudes saudáveis e conscientização política também, afinal, o governo é quem responde pela saúde pública e cuida de questões fundamentais para que a população viva em um ambiente adequado: com saneamento básico, coleta de lixo e manutenção de áreas verdes”.(Sustentabilidade Philips)