Hoje, 17 de Julho, é o Dia de Proteção às Florestas.
Por abrigar grande parte da Floresta Amazônica, o Brasil desempenha um papel importante perante o mundo. As principais causas do desmatamento de florestas em todo mundo têm caráter econômico: provém das atividades destinadas a abastecer a sociedade de madeira, insumos industriais ou alimentos. Por isso, nós consumidores temos o poder de transformar esta realidade, fazendo escolhas conscientes dos produtos e serviços que consumimos.
As arvores vem ganhando cada vez mais importância no equilíbrio e na preservação ambiental, elas realizam a absorção de carbono por meio da Fotossíntese ao mesmo tempo em que lançam oxigênio na atmosfera
terrestre, colaborando com a diminuição da temperatura e a renovação do ar.
“As florestas abrigam a maior biodiversidade do mundo. Elas são vitais para o bem-estar e o desenvolvimento humano, sustentando diretamente o modo de vida de 1,6 bilhões de pessoas, prestando serviços essenciais para todos”... http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/junho/dia-mundial-do-meio-ambiente-e-marcado-pelo-embate#ixzz1SBI8SNy7
Para comemorar essa data não é preciso fazer parte de alguma organização, podemos colaborar com pequenos gestos de preservação. As Florestas, o Planeta Terra e a Humanidade agradecem.
Dados que valem à pena saber...
Gráfico sobre desmatamento produzido pela CGFIS/IBAMA
Aumenta índice de desmatamento em dezembro.
As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 541 quilômetros quadrados em dezembro de 2010. Em comparação a dezembro de 2009, quando a degradação somou somente 11 quilômetros quadrados, houve um aumento extremamente expressivo de 4.818%. Em relação a janeiro de 2011, a degradação florestal atingiu 376 quilômetros quadrados. Isso representou um aumento de 637% em relação a janeiro de 2010 quando a degradação florestal foi de 51 quilômetros quadrados.
A degradação florestal acumulada no período de agosto de2010 a janeiro de 2011 totalizou 3.722 quilômetros quadrados. Isso representou um aumento expressivo (338%) em relação ao período anterior (agosto de 2009 a janeiro de 2010) quando a degradação florestal somou 850 quilômetros quadrados.
A degradação florestal acumulada no período de agosto de
O carbono florestal comprometido pelo desmatamento no período de agosto de 2010 a janeiro de 2011 (seis primeiros meses do atual calendário de desmatamento) foi de 13,9 milhões de toneladas, ou seja, cerca de 51 milhões de toneladas de C02 equivalente. Isso representa uma redução de 5,2% em relação ao período anterior (agosto de 2009 a janeiro de 2010) quando o carbono florestal afetado pelo desmatamento foi cerca de 47 milhões de toneladas de C02 equivalente.
Saiba mais em Fonte. http://www.diarioonline.com.br/noticia-136803-aumenta-indice-de-desmatamento-em-dezembro.html
Sem Floresta não há clima.
Esse pode ser considerado o melhor e mais completo vídeo sobre o assunto ele foi produzido pelo Greenpeace,vale a pena assistir.
Artigos/ gráficos interessantes relacionados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário